Conheça já as 5 dicas para iniciar sua biografia usá-la a seu favor. No Cultivo de Biografias, cada história de vida é um patrimônio cultural precioso e todas as histórias de vidas importam. #SuaHistóriaImporta
Você já parou pra pensar que biografias são fontes de riquezas? Isso é bem conhecido das pessoas em geral. Mas você sabia que a SUA BIOGRAFIA também é uma fonte de riquezas? Sim! Sua biografia pode enriquecer a você mesma, seus familiares, seus amigos e até mesmo alcançar, inspirar e ajudar muitas pessoas que nem sequer você conhece.
Por isso (e por outros motivos) vale a pena refletir sobre o tema e saber mais. As biografias são ferramentas de conexão humana, auxílio mútuo, autoconhecimento… uma fonte de riquezas sem fim. Comece lendo este artigo até o fim e descubra essa fonte que te enriquece em todos os sentidos.
Como enxergamos sua história de vida
A história de vida de cada pessoa se entrelaça com as outras histórias de outras pessoas como linhas douradas, formando uma trama social enriquecedora. Nós acreditamos e trabalhamos para que essa trama seja cada vez mais forte, capaz de sustentar um tecido social mais próspero em todos os sentidos. Fazemos isso fortalecendo e valorizando cada biografia.
Sabemos que as biografias são ferramentas potentes para que você possa refletir e rever significados a respeito de suas condições emocionais, físicas, relacionais e financeiras. É maravilhoso quando uma pessoa se dispõe a passar por esse processo, é educativo e é terapêutico. É cura, cuidado, acolhida, inovação, transformação… por isso cultivar a sua biografia importa!
Conforme as teorias clássicas de aconselhamento biográfico, para resultados eficazes trabalhamos com a sua história de vida, seguindo os fluxos dos eventos da vida durante sua história e os sentimentos que eles trazem – desde o nascimento até a idade atual. Usamos também como fundamento a teoria dos setênios de vida.
Este é o “Trabalho Biográfico”, uma abordagem terapêutica, fundamentada nos conhecimentos de Rudolf Steiner, sistematizados pelo Dr. Bernard Lievegoed e difundidos em todo o mundo por uma médica brasileira, a Dra. Gudrun Burkhard. O profissional que atua neste processo é chamado de “Aconselhador Biográfico”. Ele se especializa através de uma formação de 4 anos.
Portanto este aconselhador é capaz de aplicar o método sob as leis da “biografia humana” e de proporcionar uma escuta atenta e sensível da história de vida, seus sinais, seus desígnios, identificando assim “vivências evocativas” dos ciclos da existência, que são contados de sete em sete anos.
Ou seja, ao construir sua biografia, você vai desfrutar de um resultado narrativo terapêutico e poderá tomar decisões mais acertadas a respeito de como continuar a sua vida, desenvolvendo com mais riqueza e clareza as suas potencialidades.
Todo mundo tem uma boa história para contar sobre sua vida. Alguns têm uma vida inteira recheada de fatos curiosos e acontecimentos envolventes. Não deixe essa riqueza escondida, torne-a consciente para você e depois compartilhe as partes que quiser com outras pessoas! Mas antes saiba como.
Vamos então às 5 dicas para iniciar sua biografia usá-la a seu favor:
1.Não se preocupe com a Cronologia
Quando pensamos em escrever ou rever nossa biografia, a primeira coisa que nos ocorre é fazer uma linha do tempo. E até se pode mesmo fazer uma.
Porém nenhuma regra diz que você deve rever sua história de vida somente em ordem cronológica. Segundo os melhores métodos de organização e evocação de memórias para biografias, você pode usar uma linha do tempo apenas como uma referência, sem que se prenda a ela. Você pode ir deixando a biografia se enriquecer adicionando suas recordações na ordem que desejar. Pode inclusive agrupá-las por pessoa, tema ou lugar.
É bom ter em mente que você não vai se lembrar de todos os detalhes da sua vida em ordem cronológica. As nossas lembranças tendem a aparecer fora de ordem, estimuladas pelas coisas mais aleatórias.
2.Traga suas histórias favoritas.
Escolha todas as suas histórias favoritas. Aqueles acontecimentos que lhe dão mais prazer de relembrar, aqueles que te deixam alegre e trazem bons sentimentos. Aqueles que ensinam grandes lições. Aqueles que você considera que não podem ficar de fora de modo algum.
3.Relembre também suas histórias nem tão favoritas assim
A vida é cheia de histórias boas de relembrar e histórias nem tão boas também. Ambas têm suas funções em nós. Rever eventos da sua vida dos quais você não se orgulha ou não gosta de lembrar faz parte da composição dessa narrativa, ainda que seja só pra você mesma.
Existe um tempo de maturação segundo do método do Cultivo de Biografias, em que você poderá entrar em contato com essas histórias. Você não precisa ter pressa, pode aguardar o momento em que se sentir pronta.
Essas histórias, obviamente, não precisam ir a público, se você não quiser. Rever essas histórias mais dolorosas é algo para ser feito num momento propício e, de preferência, dentro de um método seguro.
Relembrar e recontar essas histórias pode te ajudar a “re-significar” muitas coisas, repensar e rever… todas as histórias acabam por ser terapêuticas, quando temos em mente o nosso desenvolvimento.
4.Use gatilhos de memória
Todas as fotos, roupas, lembrancinhas, cadernos e outros objetos que possam te ajudar a lembrar suas histórias são importantes. Eles são gatilhos de memória.
Resgate álbuns de fotos, tanto os seus quanto na casa de seus parentes, e veja quais histórias vêm à mente. Planeje uma visita no bairro ou cidade onde você morou. Vá à escola em que estudou. Leve um caderno na mão, circule pelos locais e veja que recordações vêm à tona. Anote tudo que achar importante.
5.Pense que suas histórias poderão enriquecer a vida de alguém
Sua caminhada se entrelaça com a caminhada de tantas outras pessoas. Nós estamos todos conectados, ocorre que nem sempre nos damos conta. Há leis e ritmos que regem a Biografia Humana e podemos usá-las como ferramentas terapêuticas, mas não precisa ser somente em nós, podemos e devemos nos conectar e compartilhar. Por isso, aconselhamos: Seja generosa! Compartilhe!
Sua história pode alcançar outra pessoas e ensinar lições, dar exemplos, estimular forças escondidas, esperanças e outros sentimentos positivos. Sua história é valiosa e importante!
Conclusão: Use sua biografia a seu favor
Incentivamos sim que você entre em contato com sua biografia. Esperamos que você aproveita as 5 dicas para iniciar sua biografia e realmente use isso a seu favor!
Por fim, num exercício de “observação fenomenológica” sobre si mesmo, sobre seu entorno e sobre os eventos da sua vida podem vir à tona algumas habilidades e potencialidades que você nem sabia que estavam lá.
Experimente!! Afinal, sua história importa!
Para ir mais longe
Conheça biografias imperdíveis cultivadas por nós e compartilhadas no Ponto M. Inspire-se!
Você pode usar o método educativo do Cultivo de Biografias como ferramenta de desenvolvimento a seu favor ou de grupos humanos perto de você. Será rico caminhar juntos. Contacte-nos.