Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Vagas abertas para nossa consultoria gratuita para você

Blog

5 perguntas para saber quem você é

entender a si mesmo

Enfrentar os medos, sair da zona de conforto, e ter coragem para olhar para si mesmo, ver coisas lindas que você há em você, mas olhar também para aquilo que não gosta de ver. Autoaceitação, autoconhecimento e clareza plena. Use essas 5 perguntas para saber quem você é.

Aceitar a si mesmo não é uma tarefa fácil, pois somos seres muito complexos, seres humanos integrais. Somos seres biológicos, seres psicológicos, somos sociais, somos alma, somos percepção, somos memória, somos matéria e espírito… somos integrais. No entanto, entrar nessa jornada é um processo de desenvolvimento que vale a pena e muda nossas vidas pra melhor.

O ser humano está em contato com sua história o tempo todo. Você é fruto da sua história! Eu sou fruto da minha história!

E a investigação acerca das origens se faz presente desde a mais tenra idade. Desde muito cedo nós perguntamos aos adultos sobre os lugares onde moramos, sobre nossa família e sobre nós mesmos. Já buscamos as respostas naturalmente.

Como nasci? De onde eu vim? Quem é a minha família? Qual é a minha história? De onde são meus antecedentes? Quem são as outras pessoas a quem estou ligado? Como viemos morar aqui? Com quem me pareço? Para onde irei? 

5 perguntas para saber quem você é
Saber quem você é

E cada história é única, assim como cada ser humano é único. Mas nem sempre nos damos conta que nossa biografia existe antes mesmo do nosso nascimento. Ela é alimentada no contexto familiar e social, sofre influência dos desejos dos pais e das relações com aqueles que cuidaram de nós. 

Quando encontramos respostas, adquirimos mais consciência. Essa clareza nos proporciona mais controle sobre decisões, e nos torna mais responsáveis com aquilo que vivemos. Quanto mais consciência temos da nossa história, mais passamos a atribuir sentido às nossas escolhas.

Todos os dias você é bombardeado por uma série de regras sobre sentir, pensar e agir.  Nem sempre são mensagens positivas e algumas vezes nos confundem sobre quem somos, de fato. 

Sendo assim, se faz necessário um processo, seja guiado por um expert ou espontâneo, para inverter essa lógica. Invés de você tentar se transformar na pessoa que acredita (ou que dizem) que você deveria ser, você pode passar a ser realmente quem você é. 

Quando você reconhece e aceita todos os seus aspectos, positivos e negativos,  sem julgamento, torna-se possível desenvolver-se mais depressa, de forma mais saudável e, inclusive, buscar melhorias.

Para isso acontecer, entretanto, é preciso coragem para enfrentar o medo de olhar para si mesmo, ver coisas lindas que há em você, mas olhar também para aquilo que não gosta de ver.

Para te ajudar podemos adiantar aqui 5 perguntas para saber quem você é de forma a auxiliar num exercício de entender a si mesmo. Você está pronto/pronta? 

Pergunta 1: Quem eu sou?

entender a si mesmo
5 perguntas para saber quem você é.

A primeira é óbvia e clássica. Chamamos de clareza, autoconhecimento ou autoconsciência. É sobre conhecer seus gostos, preferências, sonhos, talentos e seu lado mais negativo também. É sobre olhar para o próprio comportamento, emoções, sentimentos e pensamentos, observando-se para responder de forma mais realista possível a esta pergunta.

Nesse sentido, para chegar a respostas mais saudáveis e produtivas vamos dar mais uma dica: 

Pare hoje de se comparar a outras pessoas. Como dizemos aqui no Cultivo de Biografias:

“Ninguém viveu a sua biografia, só você. Sua trajetória de vida é única e tem significados únicos pra você.”

Comparações aumentam a sensação de não ser suficientemente bom/boa. O autojulgamento é natural, porém, é imprescindível saber separar quem você é de quem os outros são. Responda a pergunta “quem eu sou?” como se você fosse único, porque , na verdade, você é.

Pergunta 2: Onde desejo chegar? Ou ainda melhor: Onde desejo chegar, segundo aquilo que me faz feliz?

Geralmente as pessoas vêm para o Cultivo de Biografias justamente por conta de seus planos e desejos para o futuro, querendo aquilo que as fazem felizes. Sim, isso nos move e é muito importante e válido.

Porém, saber com mais profundidade os caminhos que você já passou é um das chaves para descobrir os caminhos que você quer percorrer adiante. Poucas pessoas se dão conta dessa necessidade e seguem em frente sem nunca olhar para trás.

Saber onde quer chegar, entender o que realmente te faz feliz é fundamental para seguir em frente e fazer planos palpáveis para o futuro em curto, médio e longo prazo. Mas é bastante difícil acertar as respostas dessas perguntas sem entender e ressignificar alguns pontos da sua biografia.

Onde desejo chegar? Essa pergunta tem tudo a ver com a reflexão: quem eu sou?

E responder essa pergunta de forma mais completa: “Onde desejo chegar segundo aquilo que me faz feliz?” é a outra maneira de saber mais sobre si mesmo de forma eficaz. O que me faz feliz, quais são meus desejos, realmente sei o que eu quero da minha vida são as outras perguntas que estão embutidas nesta… elas vão “alinhar seu norte”.

Pergunta 3: O que estou fazendo para realizar meu caminho da melhor forma?

O que estou fazendo para realizar meu caminho da melhor forma?
O que estou fazendo?

Mas saber não basta! É preciso transformar conhecimento sobre si  mesmo em atitudes que estejam de acordo com aquilo que você vai descobrindo sobre você. Talvez essa seja a parte mais difícil.

Portanto conhecimento e a clareza sobre si mesmo só têm valor se depois deles houver um direcionamento objetivo e prático para suas realizações ao longo da linha da vida. Se o conhecimento não te direciona, esse conhecimento é em vão.

“Após planejar a viagem e saber mais sobre as rotas, é preciso lançar-se ao caminho, passo por passo.”

Sabendo onde quer chegar, você pode fazer algo para realizar esse desejo. E quando conseguir refletir e responder sobre “O que estou fazendo para realizar meu caminho da melhor forma?” você já terá boa parte das direções para saber quem você é. Além disso saberá traçar um plano real e alcançável. Assim você se conhece e se torna mais assertiva sua caminhada rumo aos seus desejos.

Pergunta 4: Quais são meus talentos, habilidades e competências?

Para chegar em algum lugar são necessários talentos, habilidades e competências. Quais são os seus? Quais ainda precisam ser desenvolvidos?

De antemão saber responder essa pergunta faz parte do caminho na busca pelo autoconhecimento. E além disso, essa reflexão você pode te levar rumo a seu desenvolvimento. Lembre-se que estamos falando de ser humano integral, portanto estamos falando de vida profissional, pessoal e familiar.

Ao identificar quais são seus talentos, habilidades e competências você desenvolve sua autoimagem e descobre o que será necessário desenvolver melhor. Mas também descobre como suas características te compõem como pessoa integral e como elas te colocam em contato com o seu mundo.

Você descobre, ao refletir sobre esta pergunta, que a sua biografia foi importante na sua formação, porque os eventos da sua história formaram quem você é hoje. Você poderá descobrir também que conhecer, aceitar e ter consciência de si mesma vai fazer diferença sobre sua caminhada de vida daqui em diante.

Por isso, aqui vai a outra dica importante: não tente ser perfeita. Haverá um imenso desgaste energético para no final você descobrir que isso é impossível. Defeitos, negatividades, inseguranças, medos todos temos. Ao buscar autoconhecimento, busque também a autoaceitação.

Pergunta 5: Qual é a minha essência? Eu consigo ser autêntico?

Conforme vai respondendo essas perguntas, você vai desvendando suas características, gostos, desejos, defeitos e quem você é. Mas chega um momento que é necessário mergulhar ainda mais fundo.

Essência é o substantivo feminino com origem no latim “essentia” e que indica a origem, natureza, substância ou característica essencial de uma pessoa ou coisa. Sua essência é a sua real forma, seu “EU DESNUDO”.

Não é um exercício fácil, leva tempo e algumas horas de reflexão. Mas ajuda muito quando você aceita ser quem você é de verdade. Quando aceita críticas, elogios, não se auto valoriza demais, mas também não se deprecia e se leva a sério. Depois de reponder: “Qual é a minha essência?” você pode partir para a parte dois desta mesma reflexão que é “Eu consigo ser autêntico?

Ou seja, como você mostra sua essência ao mundo. Podem existir coisas que você não aprova em você mesmo, mas aceite-as como parte das limitações da sua humanidade, só depois busque melhorar. Porém não se culpe demais por ter fraquezas e defeitos.

Qual é a minha essência? Eu consigo ser autêntico?
Qual é a minha essência? Eu consigo ser autêntico?

E por fim, é muito importante esse ponto, valorize sempre oque você tem de melhor. Desta forma, você vai se sentindo confiante e natural o suficiente para ser espontâneo e autêntico, independente do contexto.

Conclusão sobre entender a si mesmo

A clareza plena e o autoconhecimento têm a ver com sentimento de pertencimento, desenvolvimento integral e com dignidade. Isso tem tudo a ver com a sua história e os significados que ela tem para você. A diversidade humana é linda, todas as histórias importam, todas elas enriquecem o mundo.

Poucas pessoas sabem responder, ou sequer param pra pensar, nestas 5 perguntas. Poucas pessoas têm a chance de se sentirem realmente felizes e satisfeitas com a própria vida.

Há um caminho para entender a si mesmo. Você pode começar hoje. Tenha coragem para começar a buscar suas respostas, tenha coragem para ser você mesmo/você mesma.

Dessa forma, nossa última dica de hoje é: aceitar sua autoimagem não quer dizer se conformar, mas sim começar a evoluir. O conhecimento e a prática dele nos levam a mudanças e transformações. Podemos estar sempre nos aperfeiçoando.

Através da tecnologia bio-psico-social que é o Cultivo de Biografias, queremos mostrar para as pessoas que cada parte da sua história importa, tanto para elas mesmas, quanto para outras pessoas. Seja pelo viés da história profissional, pessoal ou familiar.

“Não faz sentido viver tentando encontrar outra forma de ser. Você nasceu para ser quem você precisa ser.”

Ou seja, ter clareza plena, ter autoconhecimento é ter ciência de acontecimentos, inspirações e sensações que direcionam os seus caminhos. Responder estas 5 perguntas para saber quem você é, é olhar, reconhecer e ressignificar os conteúdos da sua história para se desenvolver, sem deixar de ser quem você é.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Se inscreva em nossa lista semanal para receber atualizações sobre o Cultivo de Biografias.

Artigos Relacionados

Venha turbinar a sua inspiração para positividade e sucesso. Nesta 4ª temporada trouxemos um bônus mais que especial: Joice Sabatke entrevista Rosa Rios no Ponto m. Certamente você vai aprender...
Neste episódio o Ponto m se encontra com Ana Paula Santos e Rarisson Lima. Eles inventaram a "terapia das abelhas" ao cuidar de abelhas tipicamente brasileiras. Hoje mudaram de...
Ponto m traz As Milis para a conversa: Inspiração e inovação. Conheça as histórias de vida de algumas das Milis. As Milis, a vida com propósito! ...
Olga Goulart é jornalista de formação, comunicadora de rádio e TV, além de ter seguido uma longa carreira de modelo, com bastante êxito. Ela possui expertise em Bem Estar, ...