Com o mundo mudando tão rapidamente, é claro que o trabalho também é afetado. E muitos se perguntam: será que o diploma universitário ainda tem valor? Mais que um diploma, hoje em dia as empresas olham para as habilidades e capacidades dos candidatos. Entenda com o Cultivo de Biografias e prepare-se para o agora.
Uma das propostas do Cultivo de Biografias é o desenvolvimento integral das pessoas, inclusive com forte atuação nas habilidades comportamentais. Isso inclui a vida profissional e também o rendimento financeiro. Saiba como o novo mercado de trabalho está relacionando formação acadêmica, desenvolvimento pessoal e qualificação profissional de quaisquer outros tipos. Assim você pode se preparar para ser o profissional do futuro (e a pessoa do futuro), hoje.
Saiba que as novas competências técnicas, muito relacionadas com as tecnologias e metodologias ágeis, são pontos de atenção no mercado de trabalho atual. Mas as competências comportamentais é que estão deixando o mercado agitado, segundo um estudo da Harvard Business School.
Segundo este estudo, 80% dos gestores empresariais entendem que, pelo menos a metade dos candidatos que estão bem qualificados, são escolhidos por causa do que apresentam além do diploma. Ou seja, nos dias atuais há um relaxamento das exigências de ensino superior, sendo que também entram na conta o conhecimento prático, unido ao conhecimento adquirido por outras vias e fortalecido por Habilidades Comportamentais fortes.
Reforçando esta ideia, um recente relatório publicado pela Opportunity at Work, mostra que há mais de 70 milhões de trabalhadores estadunidenses que desenvolveram competências sem obter qualquer diploma universitário.
Para uma boa qualificação
Portanto, se você quer se qualificar ou mudar de carreira, tenha em mente este enfoque, baseado em suas habilidades e capacidades. Uma nova mentalidade pode ajudar você a ser bem avaliado naquilo que é o seu potencial, porque segundo este relatório: o potencial fala mais alto do que qualquer outra coisa. Mais que um diploma o mercado procura habilidades e capacidade de inovação.
O Cultivo de Biografias participa ativamente desta inovação de mercado através do processo de formação em três etapas que podemos ministrar para indivíduos e grupos dentro do nosso Hub. Neste momento, mais do que nunca, é hora de redirecionar, ressignificar e solucionar questões do passado. Assim, você pode aperfeiçoar aquilo que você sabe fazer (seja conhecimento acadêmico ou não).
Sobretudo, podemos mostrar o caminho para que você assuma a narrativa de sua biografia com suas próprias mãos. Oferecemos uma tecnologia biopsicossocial com várias camadas que alavanca o autoconhecimento e dá apoio para alavancar sua competitividade, revelando novos potenciais e vencendo desafios pessoais.
Desenvolvimento é mais que um diploma
Sabemos, por conta da nossa expertise, que “Desenvolvimento Humano” é um termo que se refere ao processo de construção contínua que se estende ao longo da nossa vida. Do nascimento à morte o ser humano foi projetado para se desenvolver. Candidatos e trabalhadores deste novo mercado têm de continuar diligentemente desenvolvendo qualificações para permanecerem relevantes, cultivando mais que um diploma.
Se você se formou na década 90, sabe que o grau de instrução era tudo. Ainda é verdade que diplomas de curso superior têm valor. Mas hoje em dia, a formação universitária não é suficiente e nem sempre define quem fica com a vaga. Você precisa caminhar para algo mais que um diploma. Nesse sentido, autoconhecimento e desenvolvimento pessoal valem ouro.
No linkedin, por exemplo, aumentou em 20% o número de recrutadores que buscam dados sobre habilidades e capacidades para preencher as vagas. Entende-se que estudo e formação ainda são importantes, mas as pessoas têm muito a acrescentar através de suas biografias e do que fazem para manter seu desenvolvimento. E isso nem sempre está escrito nos currículos.
Contudo, o passo inicial para quem deseja se destacar enquanto profissional é estar sempre disposto a se desenvolver. Descobrir e aperfeiçoar suas habilidades e capacidades é um processo educativo constante. Sabemos quanto sua própria biografia pode auxiliar neste processo, quando usada como método de desenvolvimento. Por isso não cansamos de repetir #CultiveSuaBiografia sempre!
Ao lado de uma formação acadêmica (tradicional ou inovadora, graduação ou pós, seja de renome ou não), buscar potencializar todos os aspectos da sua vida faz parte de uma trajetória de crescimento. Conseguir manter-se aprimorando atributos pessoais é o desafio e a chave de sucesso no mercado atual.
As empresas buscam esse profissional
É certo que você deseja melhorar o seu desempenho profissional e alcançar o sucesso, mas você já parou para refletir quais são seus pontos fracos e fortes para levá-lo até o seu objetivo? Como sua história te trouxe até aqui e como você poderá dirigi-la para que te leve além?
O desenvolvimento profissional está relacionado com o desenvolvimento pessoal e vice-versa, Ambos requerem estratégias e métodos. Assim, você deve direcionar ações para as maiores chances de atingir bons resultados.
Cada vez mais as empresas estão buscando criar a cultura da colaboração, da comunicação, da inovação e do crescimento conjunto, na qual formação, capacidades, vivências pessoais e habilidades se somam para que os resultados apareçam.
Da mesma forma que você busca cursos, graduações e especializações para o desenvolvimento de habilidades técnicas, pode e deve buscar aperfeiçoamento de competências comportamentais e potencialidades pessoais, extremamente valorizados pelas empresas na hora de contratar.
O novo mercado de trabalho exige mais que um diploma
Talvez, diante dessa grande remodelação, podemos estar migrando para um mercado mais fluído, onde os trabalhadores buscam suas qualificações pelas próprias experiências da vida, em vez de focar somente na formação acadêmica e habilidades técnicas.
Isso significaria que você precisa ajustar sua percepção sobre formação, vivências e o avanço dos pontos fortes, reconhecendo e estratégias de compensação dos pontos fracos. Prepare-se para o novo mercado de trabalho. Prepare sua equipe, seus jovens e a si mesmo, já que o futuro já chegou. Esta reformulação é pra agora!
Caso queira acesse também o relatório da Oportunity Work clicando aqui