Para saber se é a hora certa de mudar de carreira, escute o seu corpo. Você vai sentir. Pode ser que você comece a perder o sono, ficar inquieto. De repente, sentir que não tem mais valor. Que não está agregando mais. No entanto, não sabe definir muito bem de onde todos estes sentimentos vem. Você está passando por algo assim? Estes são desafios que assustam? Então saiba agora se este pode ser um bom momento para mudanças de negócios e carreira.
Se o seu corpo está dando sinais, sua motivação não é mais a mesma para as atividades do trabalho e você desconfia que está na hora de mudar, esse artigo é justamente pra você. Como dissemos, você vai sentir e isso pode ser perdendo o sono, ficando inquieto, sentir que não tem mais valor, que não se satisfaz na sua profissão ou no seu negócio e até mesmo que não está agregando mais neste lugar.
Se algo na sua vida não está bom, não traz mais prazer nem felicidade, o melhor a se fazer é repensar a situação. Em relação a vida no trabalho, seja carreira ou negócios, essa não é uma decisão fácil. Muitas vezes nem é fácil de perceber. Afinal, foram anos dedicados a uma função profissional, algo muito importante em nossas vidas que é o trabalho.
Mudar de função profissional sempre indica sair de velha e boa zona de conforto. É mergulhar em algo totalmente novo, talvez relativamente desconhecido. Isso exige coragem, decisão e muitas vezes orientação. Lembrando sempre que é necessário alinhar objetivos profissionais aos outros objetivos de vida.
Voltando ao assunto, logo que perceber esses sinais que te impelem a mudanças você poderá experimentar certa insegurança. Porém essa é a hora de aprender algo novo ou de redirecionar para novas funções os conhecimentos já adquiridos. Porque aquilo que você sabe fazer pode ser muito valioso em outro contexto.
O preparo para a transição de trabalho
Logo ao perceber os sinais que indicam que chegou sua hora de mudar de carreira ou de negócios, é importante avaliar bem cada decisão. Além disso, todos nós precisamos pagar contas e procurar os melhores resultados de uma transformação em todos os sentidos, do financeiro ao psicológico.
Isso significa que tudo deve ser pensado e feito de forma cuidadosa. Por exemplo, você percebe que realmente é hora de trocar de profissão? Quanto tempo vai durar uma nova formação, se for o caso? Quais serão as etapas da transição? É possível conciliar as novas atividades com o trabalho atual ou será preciso pedir demissão? O novo negócio trará quais necessidades de mudanças internas e externas?
É verdade que diversas questões precisam ser bem pensadas, medidas e planejadas. No entanto, não deixe de tomar a suas decisões por causa de medo do que poderá acontecer. É muito importante quando vê que chegou a hora certa de mudar de profissão enfrentar o desafio, já que existem diversas consequências de não apostar em novos ares, sobretudo quando a situação não está favorável. Por isso, a indicação é: arrisque-se! Desafie-se! Se for o caso busque apoio profissional, mas não deixe de fazê-lo.
Então, sempre que você sentir um desassossego é a hora. Isso também você poderá entender através da Análise Corporal. Os traços de nosso corpo revelam o funcionamento de nossa mente de uma forma impressionante.
O que o corpo explica? Como seu corpo pode te ajudar?
Quais potencialidades você tem atualmente em uso e em desuso. Quais as suas fraquezas. Quais as características mais marcantes da sua personalidade. Quais são os seus medos e desejos, percebidos e ainda não percebidos. Quais recursos você está usando a seu favor, quais ainda não e quais você ainda nem sequer sabe que tem. Quais conflitos e desafios você enfrenta, como enfrenta e quais ainda enfrentará no caminho.
A análise corporal revela quais são os recursos que temos e que são as bases da nossa constituição física e mental. Cada um de nós é exatamente do jeito que precisava ser. E o certo seria que a gente estivesse sempre operando na Zona de Recursos.
Por isso estes conhecimentos podem ser muito úteis para perceber quando é um bom momento para mudanças de negócios e carreira e como fazê-lo da melhor forma. Tudo o que o corpo explica é muito relevante para saber se é hora de mudar de carreira ou de negócios.
Do Recurso à Doença, benefícios profissionais.
Todos nós temos um funcionamento psicológico que abarca Zonas de Recursos e Zona de Conflitos. Quando você não estiver atuando na Zona de Recursos, seja por qualquer motivo, você começará a operar na Zona de Conflito.
Se é seu momento de mudar de lugar, primeiramente, você começa a entrar em conflito consigo mesmo e depois com as pessoas ao seu redor. Se você ficar muito tempo assim, este desequilíbrio vai tomando conta do seu corpo.
Posteriormente, vem o que chamamos de Zona de Dor. Ela começa de uma forma sutil, mas logo se estabelece com sintomas físicos, carregando a pessoa para a Zona de Doença. Se você se permitir chegar a este ponto para tomar uma atitude, certamente terá perdido o “timing” para uma mudança de carreira e de negócios que seja positiva.
Então logo ao parecer que está tudo errado, que é a hora de mudar alguma coisa na sua vida, já comece a se preparar. Ainda falaremos mais sobre isso.
Questão de saúde física e mental
Por conta de tudo isso, colocar o seu dom na prática já se torna uma questão de saúde. Sendo assim, abra a sua cabeça para o seguinte: entenda que saudável é estar operando na Zona de Recurso, para isso é necessário buscar aprendizados. Pensar em nossa carreira, ou negócio, como uma caminhada de vida exige de nós flexibilidade, sensibilidade e criatividade.
Portanto não é só uma questão de dinheiro, mas sim de bem estar, qualidade de vida, saúde e longevidade.
É isso mesmo! E agora?
Se você chegou até aqui e notou que realmente é a sua hora de mudar de carreira, antes de começar a fazer os preparativos de ordem prática, calma, respira, há um caminho a seguir. Defina suas novas prioridades e siga com mais clareza de propósito e vitalidade nesta jornada.
A sessão de Clareza Plena pode ajudar você a responder três questões que vão te auxiliar neste momento de novas escolhas e que exige de você a visão de horizontes mais abertos. Acredite: o seu corpo explica muitas coisas, pode trazer muitas respostas.
Você pode saber mais sobre esta primeira etapa do Cultivo de Biografias que chamamos de Clareza Plena. Vem com a gente!