Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar

Vagas abertas para nossa consultoria gratuita para você

Blog

Como usar os setênios a seu favor?

Como usar os setênios na prática? Todos nós sabemos a importância de fazer algum planejamento sobre as nossas vidas. Algumas pessoas planejam mais, outras menos. Porém o Cultivo de Biografias traz hoje ensinos valiosos para que você saiba como usar os setênios a seu favor.

Você já ouviu falar de setênios? Hoje vamos explicar o que são e como podem ser ferramentas extraordinárias para concretizar seus planos de futuro.

Use os setênios a seu favor
Use os setênios a seu favor

A “Pedagogia Waldorf” é baseada na filosofia da educação e foi desenvolvida por Rudolf Steiner. Nela entende-se que é preciso integrar de maneira holística o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico das pessoas. O objetivo é que os indivíduos sejam livres, integrados, socialmente competentes e moralmente responsáveis,  tendo como base o conceito de que o desenvolvimento de cada ser humano é único. 

É neste contexto que surgem os estudos chamados de “Teoria do Setênios”. Uma forma cíclica de entender a vida elaborada a partir da observação dos ritmos da natureza aliados aos sentidos da vida. Tal teoria divide a vida em fases de sete anos. Por isso o nome “Setênios”.

Planeje sua vida usando os setênios a seu favor, sabendo em qual momento desse ciclo você está agora, o que esta etapa da vida te proporciona e o que ela exige de você. Você também pode usar os setênios a seu favor, pensando nos ciclos futuros e aliando as características de cada um deles aos seus planos.

Desconhecer dos processos de desenvolvimento humano é um verdadeiro obstáculo na vida das pessoas, pois não se transformar para o ciclo seguinte pode causar a estagnação da sua vida. Não se desenvolver causa nas pessoas uma espécie de vazio existencial, que por sua vez pode gerar descontentamentos, depressões, angústias, somatizações no campo da saúde física, mental e espiritual.

Porém, se o contrário acontece e você entende que está em um processo de desenvolvimento e evolução contínuo, isso te ajuda a tomar decisões melhores, mais acertadas e caminhar sempre aprendendo com as oportunidades e vivenciando o presente com paz, clareza de consciência e melhor aproveitamento.

Não é isso que todos buscam afinal? Então vamos entender cada ciclo de 7 anos. Pois é dessa forma que você pode (e deve) usar os setênios a seu favor.

De 0 a 7 anos: infância

Setênio 1: 0 a 7 anos primeira infância
Setênio 1: infância

Primeiramente, os seus contatos com o mundo ocorreram dentro da família. Sua personalidade começou a ser moldada pelo seu ambiente imediato e tudo o que você viveu nesta fase foi “guardado”, influenciando fortemente a interpretação dos acontecimentos dos ciclos seguintes.

Neste ciclo ocorre o começo da nossa jornada de autoconhecimento. Se esta imagem formada sobre o mundo e sobre nós mesmos for positiva, nos sentiremos confortáveis em nos conhecer cada vez mais, em experimentar coisas novas e isso a acompanhará por toda vida. 

Caso nossa imagem de mundo e de nós mesmos não foi tão positiva assim, precisaremos de pouco mais de esforço para buscar desenvolvimento nos ciclos seguintes.

Dos 7 aos 14 anos: fase da autoafirmação

Setênio 2: 7 aos 14 anos fase da autoafirmação
Setênio 2: Fase da Autoafirmação

A aprendizagem, antes muito centrada na mente, agora passa a dar destaque para o corpo neste segundo setênio. É um momento ótimo de incentivo ao contato com a arte e espiritualidade, desde que sejam apresentadas de forma natural e espontânea. Figuras de autoridade como pais e professores influenciam na nossa abertura ou encurtamento da visão de mundo.

Se você foi uma criança criada com muita austeridade pode ter-se tornado avesso a relaxar e ter alegrias demais, se teve excesso de mimos e zelo, por outro lado, pode ser frágil para as experiências da fase adulta ou ter baixa tolerância à frustração. 

Neste setênio estamos mais dispostos a aprender sobre o mundo e estimular o lado bom de sermos diferentes. Você se lembra deste ciclo da sua vida? O que foi bom? O que talvez precise ser corrigido?

Entre os 14 aos 21 anos: primeira crise de identidade

Setênio 3: 14 aos 21 anos primeira crise de identidade
Setênio 3: Crise de Identidade

Agora estamos chegando mais perto do seu ciclo atual. Lá no 3° setênio normalmente temos a “primeira crise de identidade”, na adolescência. Mas também começamos a delimitar com mais atitude nosso espaço de vivências e de fala. 

Os processos de desenvolvimento do corpo estavam caminhando para a estabilidade da fase adulta, amigos e relacionamento amoroso passaram a ocupar mais destaque e apareceu uma  interpretação da realidade mais clara e complexa. As emoções eram experimentadas com grande intensidade, tudo é 8 ou 80.

Expressar sua sexualidade e suas ideias costuma ser algo muito importante para o jovem. Inicia-se nesta fase a capacidade de resolver conflitos e problemas complexos. As vias de acesso ao autoconhecimento se desenvolvem de forma mais consciente, assim como a organização de sonhos e planos para o futuro, as aspirações profissionais, por exemplo.

Entre 21 e 28 anos: O grito de independência

Setênio 4: 21 e 28 anos O grito de independência
Setênio 4: Grito de Independência

Opa! Você está neste ciclo agora? Então atente-se para informações importantes.

O começo da idade adulta, momento de autoafirmar-se diante do mundo, é natural que se esteja buscando estabilidade, tanto emocional quanto financeira/profissional. A conquista de um espaço só seu, fora da casa da família e no mercado de trabalho são objetivos principais. 

O desafio maior tem a ver com quais decisões tomar. E neste sentido autoconhecimento vai muito bem. Busque saber seus interesses, dificuldades, habilidades, necessidades e funcionamento psicológico.

Dependendo da forma como o jovem adulto vivencia pressões próprias deste ciclo, ele pode passar por um quadro de ansiedade e se sentir perdido em relação aos rumos que vai tomar. Neste caso é bem-vindo buscar ajuda profissional.

Mas, geralmente, é neste setênio em que damos nosso grito de independência e buscamos iniciar as conquistas do nosso lugar no mundo. Alguns com mais e outros com menos sucesso, e tudo bem quanto a isso.

Dos 28 aos 35 anos: Ser Produtivo e Ser Feliz

Setênio 5: 28 aos 35 anos Ser Produtivo e Ser Feliz
Setênio 5: em busca de ser produtivo e feliz

Neste setênio as crises passam a ser sobre nossa própria existência. Se você está nesta fase, reflete mais sobre seu papel no mundo, onde se tornam comuns intensos momentos de sentimentos de impotência, frustração e angústias. Devo continuar produzindo muito ou posso dedicar-me mais ao “não trabalho” e priorizar minha felicidade e desejos?

Ocorre então a “crise dos 30” de onde devemos sair fortalecidos e mais maduros, se soubermos oque fazer quando ela chegar. Este setênio te coloca de frente para uma oportunidade única de transformação da visão de mundo: Você sente que não precisa mais lutar por independência, mas ainda não está tão seguros de que suas escolhas te levarão para realização dos sonhos. Tudo normal por aqui!

Você passa a ter preferência pela adaptação, para se encaixar em um determinado grupo e buscar por mais equilíbrio social e emocional. É o setênio dedicado à reorganização de crenças e valores, e também de rever a forma a viver para estar mais adaptados à realidade. 

Este e o próximo setênios são os mais comuns em que as pessoas procuram nossa consultoria individual, justamente por conta destas crises.

Dos 35 aos 42 anos: os próximos passos da sua biografia

Setênio 6: Os próximos passos da sua biografia
Setênio 6: Os próximos passos da sua biografia

Algo muito interessante ocorre aqui no 6° setênio. Todas as lições que incorporamos dos setênios anteriores se somam e repercutem nesta etapa. Você pode estar passando, portanto, pela seguinte crise: o que eu posso/devo dar para o mundo? 

Se você está neste ciclo, provavelmente já tem uma vida privada estável e conseguiu resultados na vida, sejam de acordo com seus primeiros desejos ou uma adaptação deles (seja esta satisfatória ou não). 

Nesta fase há a tendência em dar uma desacelerada no ritmo da rotina e começarmos a pensar em como contribuir para a sociedade, partindo da nossa essência. Aqui o autoconhecimento é fundamental para nosso auxílio e bem estar. Também é comum que você esteja querendo rever o valor que dá às coisas, pessoas e à própria vida.

Entre 42 aos 49 anos: eu ou o outro

Setênio 7: eu e o outro
Setênio 7: eu e o outro

Chegamos neste setênio sentindo transformações profundas e dispostos a passar a vida a limpo. Pode ocorrer “crise dos 40”, onde é comum alguma dificuldade com as novas limitações fisiológicas da idade e um intenso desejo de realizar desejos não realizados da juventude. 

Você tende a ficar relembrando experiências antigas, começa a sentir um pouco de saudade dos velhos tempos e até busca reencontrar pessoas ou lugares do passado.

Você entende a necessidade da mudança e agora se sente mais bem preparado para conduzi-la. O futuro parece um pouco mais amedrontador, alguns estigmas da velhice te rondam, os cabelos brancos aparecem.

É preciso parar e rever algumas atitudes, valores e princípios, além de procurar fortalecer a autoestima e passar tranquilamente pelo “final de juventude”. É ainda um setênio em que nos faz muito bem compartilhar nossas histórias e fazer planos para o futuro. A partir daqui há um excelente momento para contar sua história.

Dos 49 aos 56 anos: Tudo muito diferente de antes 

O mundo no qual você nasceu e cresceu está completamente mudado. Se você manteve uma imagem positiva da sua existência, consegue olhar para os outros com mais empatia e solidariedade.

A sensação de segurança é maior e com isso temos ainda mais vontade de atuar em benefício do outro. Você pode passar a ter um desejo de contribuir com um mundo melhor. Causas pelo “bem maior” nos engajam com mais facilidade e queremos manter um clima harmonioso ao nosso redor.

 Dos 56 aos 63 anos em diante: A história da minha vida:

Clareza plena o corpo explica
Buscar a Clareza plena

A partir deste setênio seu desejo é contar e recontar a história da sua vida. É prazeroso voltar às lembranças e nos servir das imagens positivas que conseguimos em cada etapa do ciclo.

Você quer  vivenciar a sabedoria e valorizar o tempo e as pessoas ao seu redor. Talvez haja espaço para arrependimentos ou frustrações, com as quais podemos – e devemos – lidar de forma saudável e construtiva. Sim, ainda é tempo de desenvolvimento!

Os espaços devem ser ocupados com atividades prazerosas. Manter a mente e o corpo em atividade é fundamental para encontrar o equilíbrio nesta fase. Contar e recontar suas histórias podem mudar o rumo e inspirar outras pessoas, ou até mesmo a você.

Pra concluir:

Já identificou em qual setênio você está? Conseguiu observar as oportunidades para aproveitar ao máximo as lições do seu ciclo?

Resumindo, dizemos que no período inicial da vida, estamos formando nosso corpo, nossa mentalidade e também buscando afirmar nossa identidade diante do mundo. Depois vêm as fases das grandes perguntas, entre 21 e 42. Assim, nos perguntando e refletindo  aprendemos a ser adultos, entendemos a importância de fazer escolhas além de nossos gostos pessoais. Aprendemos a interagir em sociedade usando conhecimento e experiência.

Seria muito bom que todo jovem e adulto passasse pelos processos intencionais de programas de desenvolvimento humano.

Em seguida, a partir dos 42 estamos dispostos a questionar mais uma vez nosso papel no mundo, a ouvir os outros e a agir com mais sabedoria, usando conhecimentos adquiridos a nosso favor. Atingimos a maturidade e isso muda tudo o que vem depois.

Planeje sua vida usando os setênios a seu favor

Planeje sua vida usando os setênios a seu favor
Setênios

Agora com essas informações valiosas, você pode planejar ações para seu próprio desenvolvimento sabendo das crises, conflitos, oportunidades e necessidades de cada etapa do ciclo de crescimento natural. Use! Não perca essa chance.

E se precisar de uma ajudinha, em qualquer ciclo da vida, seja para si, para outro ou para um grupo perto de você, conte com o Cultivo de Biografias. Sabemos exatamente como conduzir pessoas ao melhor de si.

Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Se inscreva em nossa lista semanal para receber atualizações sobre o Cultivo de Biografias.

Artigos Relacionados

Venha turbinar a sua inspiração para positividade e sucesso. Nesta 4ª temporada trouxemos um bônus mais que especial: Joice Sabatke entrevista Rosa Rios no Ponto m. Certamente você vai aprender...
Neste episódio o Ponto m se encontra com Ana Paula Santos e Rarisson Lima. Eles inventaram a "terapia das abelhas" ao cuidar de abelhas tipicamente brasileiras. Hoje mudaram de...
Ponto m traz As Milis para a conversa: Inspiração e inovação. Conheça as histórias de vida de algumas das Milis. As Milis, a vida com propósito! ...
Olga Goulart é jornalista de formação, comunicadora de rádio e TV, além de ter seguido uma longa carreira de modelo, com bastante êxito. Ela possui expertise em Bem Estar, ...