Neste episódio o Ponto m se encontra com Ana Paula Santos e Rarisson Lima. Eles inventaram a “terapia das abelhas” ao cuidar de abelhas tipicamente brasileiras. Hoje mudaram de vida radicalmente e se dedicam ao espaço Pólen Dourado e à chamada “Melipoterapia”. Uma história cheia de reviravoltas, superação e encantamento.
Nesta biografia, foi a dedicação às abelhas que ajudou a vencer alguns Pontos de Mutação nada fáceis. Vamos apresentar pra você uma história que começou na juventude, quando Ana Paula e Rarisson moravam na mesma rua, mas só se consolidou na idade madura, dez anos depois. Uma história de altos e baixos, cheia de emoções.
No Meliponário Pólen Dourado, o casal cria hoje 14 espécies de abelhas. Eles são apaixonados pelas meliponíneas por conta dos seus comportamentos de trabalho em equipe e por viverem umas pelas outras. Nelas o casal encontrou inspiração a ponto de mudar de atitudes ao enfrentarem desafios que envolveram vencer doenças graves.
Meliponicultura no Cultivo de Biografias
Mas, antes de seguirmos, você sabia que as abelhas meliponini (abelhas sem ferrão), são velhas conhecidas dos índios brasileiros? Durante séculos estas espécies de abelhas foram cuidadas por eles para a produção de mel. Até hoje usamos os nomes dados por eles para elas: jataí, uruçu, irapuá, tiúba, mombuca, e muitas outras.
Elas são encontradas nas matas tropicais e subtropicais, sendo mais de 400 espécies na América Central e do Sul. Só no Brasil, contabilizamos 244 espécies. São abelhas, geralmente, muito dóceis e não representam risco aos humanos.
Aprendendo com as abelhas
Chama-se de Meliponicultura a atividade de criação de espécies de abelhas sem ferrão, também conhecidas como abelhas indígenas, abelhas nativas ou meliponíneos. Te contamos como aconteceu a descoberta da Melipoterapia e no vídeo temos as incríveis imagens da sua aplicação na Pólen Dourado. Você nunca viu nada igual!!
“Com as abelhas aprendemos que não conseguimos e não precisamos viver sozinhos e que a vida tem propósito, e isso nos conduziu ao desenvolvimento”, relatou Ana ao falar dos Ponto de Mutação que enfrentou no caminho.
Ao alimentar e cuidar das abelhas, fazendo seu manejo diário, Rarisson percebeu que aquele era um momento de terapia para ele. A revoada das abelhas fazia bem para suas emoções e seu ânimo.
Rarisson diz que “há algo que faz bem no som, no cheiro, no toque suave das abelhas, no vento que elas produzem em torno de quem se aproxima amigavelmente delas, nos seus movimentos”. Por isso estar no meliponário é “uma aventura educativa doce e ecológica, mas também um momento terapêutico aos visitantes”, segundo Ana Paula.
Pólen Dourado: é possível ir além, sempre
Esse momento com as abelhas traz aos visitantes sensações únicas, desde o “desbloqueio de traumas ou medo de insetos, até momentos de paz e controle da ansiedade”, explica Ana.
Foi ao trabalhar com as abelhas que perceberam que poderiam fazer mais do que educar seu público sobre o mundo delas e fabricar meliprodutos. Como eles já tiveram excelentes benefícios da melipoterapia quando a depressão apareceu na vida de Rarisson, agora outros também podem se beneficiar.
Poderiam usar a Melipoterapia para auxiliar pessoas, como diz Rarisson: “o contato com as abelhas nos ajuda a fazer reflexões importantes sobre a vida, reflexões que podem até mesmo curar”.
E são algumas dessas reflexões que você vai encontrar no episódio completo do Ponto m neste fantástico encontro.
Além da história de vida surpreendente deste casal que cresceu no mesmo bairro, foram namorados na adolescência, mas somente após dez anos é que firmaram o relacionamento Também contaremos com detalhes como transformaram suas vidas, juntos.
Ponto m e as biografias mais diversas
Segundo Ana Paula, precisamos passar por vários encontros e reencontros para achar nosso lugar no mundo. Hoje Ana e Rarisson reinventaram seu modo de viver, venceram desafios imensos, encontraram a felicidade e tem muito a compartilhar. Essa história você não pode perder!
Conhecer e cultivar a sua biografia pode potencializar suas forças ao te beneficiar com clareza plena sobre si mesma, te ajuda a entender as razões por trás dos seus problemas e como resolvê-los. Além disso você vai saber quais são suas verdadeiras habilidades, ter consciência de quais são suas limitações e descobrir onde e como você funciona melhor.
E vamos além, porque ao contar suas histórias as pessoas fazem a diferença. O ponto m é o “Ponto de Mutação” onde histórias de pessoas se conectam e transformam o mundo. Conheça nossa nova temporada, compartilhe coisas boas!
Essas histórias promovem desenvolvimento e fazem a diferença pra quem conta e para quem ouve. Com o apoio de pessoas podemos continuar acreditando juntos e contribuindo para uma internet mais rica e positiva. Saiba como participar falando conosco!
Visite nosso site e conheça todos os episódios. Assista o episódio do Ponto m com esta entrevista na íntegra neste vídeo logo abaixo.
#suahistóriaimporta